Em Recife, decreto municipal garantirá o afastamento do trabalho de qualquer pessoa que testar positivo para Covid-19. A medida foi anunciada pelo prefeito João Campos (PSB) e publicada na edição extra do Diário Oficial. Com a decisão, não será mais necessário que o trabalhador apresente atestado médico da doença em hospitais e unidades de saúde.
O objetivo, de acordo com o gestor, é evitar a aceleração dos casos da doença, controlando e diminuindo os riscos de transmissão da Covid-19 em ambientes de trabalho. Segundo o decreto, o exame positivo também serve para abonar faltas a compromissos escolares presenciais.
Além disso, a ideia é evitar a aglomeração em hospitais e unidades de saúde de pacientes com sintomas leves, especialmente quando o intuito é apenas buscar o atestado médico específico.
O atual protocolo adotado em Pernambuco determina que pessoas com diagnóstico positivo da doença, sintomáticas ou não, devem manter o isolamento por sete dias e voltar às atividades no oitavo dia desde que estejam sem sintomas por pelo menos 24 horas.