Circula nas redes sociais desabafo de um pernambucano que se identifica como Bartolomeu de Souza e mostra exame positivo para a Covid-19, realizado em uma unidade de saúde de Pernambuco. Ele diz que a atual política de acompanhamento da pandemia – de posse do cartão de vacinação – é permitido entrar em estabelecimentos como teatros e restaurantes, mesmo infectado pelo coronavírus.
“Segundo a ciência do nosso estado, que podia ver a virada do ano em Boa Viagem em pé, mas não sentado, que é uma ciência que a gente não compreende muito, ele disse que eu posso sair agora e me alimentar em qualquer restaurante, entrar no expresso cidadão, entrar no Detran ou shopping porque eu tenho o cartaozinho de vacina, que é o passaporte pra gente entrar nesses lugares”, explica.
Segundo o homem que faz o desabafo nas redes sociais, para o governo de Pernambuco, não interessa o teste positivo ou negativo de Covid porque a preocupação é com o controle e não com a saúde das pessoas.
“Então neste momento eu vou para um restaurante, porque esse cartaozinho aqui, segundo o governo do Estado de Pernambuco, me assegura que eu tenho acesso livre a esses lugares”, declara.
Decreto do governo do Estado detalha que o acesso aos estabelecimentos públicos em Pernambuco só é possível com a apresentação do comprovante de vacinação com esquema completo contra a Covid-19.