Com o retorno das atividades legislativas — tanto municipais como estaduais —, o marqueteiro Ítalo Ghilardi deu início esta semana a uma extensa agenda de reuniões com políticos de alguns estados nordestinos. O objetivo é orientar pré-candidatos a cargos nas eleições deste ano a montar estratégias para a campanha eleitoral.
Conhecedor profundo da política brasileira e nordestina — principalmente de estados como Alagoas, Sergipe e Pernambuco —, Ítalo Ghilardi defende que é preciso se antecipar perante os concorrentes, uma vez que o pleito deste ano será um dos mais disputados.
“É preciso analisar o cenário político local e entender que essa análise da conjuntura é o primeiro passo para largar na frente”, defende Ghilardi. “Não basta apenas contar com recursos de campanha. É preciso, antes de tudo, saber onde e como utilizá-los”, completa.
Segundo o marqueteiro, muitos candidatos se perdem no caminho da disputa eleitoral por não contarem com um profissional qualificado, confiando apenas no que pensa o eleitorado. “Entretanto, ninguém conhece cabeça de eleitor. Se não houver um trabalho de base, tudo pode se perder”, ressalta.
Ele aproveita para dar um recado a muitos políticos que têm feito um excelente trabalho, mas se esquecem de divulgar. “Você pode ser um excelente gestor, deputado, vereador, senador ou governador. Mas se isso não chegar ao conhecimento do público até as eleições, você corre o risco de ficar para traz”, diz. “O papel do marqueteiro político não é inventar, mas mostrar os feitos do político para a população”, finaliza.