O Instituto Brasileiro de Inspeção Técnica Veicular (Ibra) informou que dos 80 mil veículos convertidos, 60 mil estão em situação irregular em Pernambuco, ou seja 75% dessa frota tem problema.
O Ibra alerta que, depois da conversão, o veículo precisa passar por uma análise que garante o bom desempenho do kit e corrige possíveis erros. Uma das principais irregularidades é a falta de inspeção obrigatória.
Os cilindros de GNV passam por uma vistoria e recebem uma certificação de segurança do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
De acordo com o diretor técnico do Instituto Brasileiro de Inspeção Técnica Veicular, Wagner Barbosa, alguns carros chegam a ficar cinco anos sem inspeção. O ideal é que ela seja feita anualmente para prevenir os riscos de acidentes e explosões.
“Veículos convertidos de forma irregular colocam em risco o motorista que usa o veículo, a própria família, e outras pessoas próximas do veículo na hora do abastecimento. Esses veículos não oferecem a segurança mínima necessária para circular na nossa cidade”, explicou.