O governo federal publicou uma portaria no Diário Oficial da União autorizando o retorno das viagens dos navios de cruzeiro no Brasil a partir de 7 de março. No entanto, as empresas ainda não confirmaram se a temporada será retomada nesta data.
As atividades estavam suspensas desde 3 de janeiro de 2022, por recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após um grande aumento no número de casos dentro e fora das embarcações no fim do ano passado.
O documento, que foi assinado pelo ministro da Saúde em exercício, Raphael Parente, afirma que a decisão foi tomada considerando o atual cenário epidemiológico, mas destaca que a autorização poderá ser revista a qualquer momento em função dos desdobramentos da pandemia.
A portaria ainda estabelece regras para o isolamento de viajantes ou tripulantes com sintomas de covid, além de uma série de obrigações para as empresas de cruzeiros, como atendimento médico dos viajantes, incluindo aqueles que precisarem de hospitalização. Por exemplo, os navios deverão passar por uma quarentena em casos de surtos da doença.
Além disso, o Ministério da Saúde recomendou que os passageiros que retornarem de viagens de cruzeiros cumpram isolamento social domiciliar de 14 dias antes da viagem.
Os navios que navegavam na temporada brasileira, MSC Seaside, MSC Splendida, MSC Preziosa, Costa Diadema e Costa Fascinosa cumprem o período de quarentena no fundeio do Porto de Santos, no litoral de São Paulo.