O deputado estadual Arthur do Val (Podemos), o “Mamãe Falei”, confirmou neste sábado (5), ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Cumbica, que os áudios em que fala que mulheres ucranianas são “fáceis, porque são pobres” é de sua autoria. Na ocasião, o parlamentar pediu desculpas.
“Foi errado o que eu falei, não é isso o que eu penso. O que eu falei foi um erro, em um momento de empolgação”, afirma Arthur do Val ao tentar justificar que o áudio foi tirado de contexto, e que teria feito a declaração machista e misógina em um grupo privado, com amigos.
O deputado é membro do Movimento Brasil Livre (MBL), além de ser pré-candidato ao governo do estado de São Paulo. Ele estava em viagem à Ucrânia onde, segundo ele mesmo, foi arrecadar doações para refugiados após a invasão russa ao país.
“Pelo amor de Deus, gente, a impressão que está passando aqui é que eu cheguei lá [na Ucrânia] e falei: ‘quem quer vir comigo aqui, que eu quero comprar alguma coisa’. Não é isso e eu nem poderia fazer. Inclusive nos áudios eu falo ali, ainda que de modo jocoso, de modo informal. Eu não tive tempo pra fazer absolutamente nada, eu não tive tempo para tomar banho”, conta.
A presidente do Podemos, Renata Abreu, mandou abrir um processo disciplinar para que o partido avalie a fala de “Mamãe Falei”, após as críticas pelo conteúdo sexista e preconceituoso.