Prazo para entregar declaração vai até 29 de abril; lotes de restituição acontecerão entre 31 de maio e 30 de setembro.
Juliana Elias do CNN Brasil Business | Em um esforço para tornar a declaração do Imposto de Renda (IR) um pouco menos árida e um pouco mais intuitiva, a Receita Federal anunciou uma série de novidades para o IR 2022, em que os contribuintes devem informar seus dados de renda referentes a 2021.
As declarações começam nesta segunda-feira (7), a partir das 8h, e o prazo se encerra em 29 de abril. Os cinco lotes de restituição acontecerão entre 31 de maio e 30 de setembro.
A entrega é obrigatória para quem teve ganhos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 em 2021 ou rendimentos isentos e não tributáveis acima de R$ 40 mil.
Entre os novos recursos, estão a possibilidade de ter boa parte da ficha já pré-preenchida (incluindo empresas pagadoras, valores recebidos e consultas médicas), e também a opção de começar e terminar a declaração em diferentes plataformas com maior facilidade (pelo celular e pelo computador, por exemplo).
Há ainda a possibilidade, para algumas pessoas, de receber o pagamento da restituição por PIX, e a inclusão de uma nova categoria só para declarar criptoativos, como bitcoin e NFTs.
“Todas as modificações são no sentido de facilitar a declaração”, diz o supervisor nacional do IR 2022, o auditor-fiscal José Carlos da Fonseca. “Com as facilidades, esperamos também que haja menos problemas com malha fina.”