O Tribunal de Contas da União (TCU) abriu uma investigação para apurar uma “possível ingerência indevida” do Governo Federal na Petrobras. De acordo com o Tribunal, a ação tem como objetivo “garantir a independência da empresa em face de potenciais atos irregulares”. O relator responsável pelo processo é o ministro Augusto Nardes.
O TCU irá analisar se o chefe do executivo federal tenta interferir na política de preços da petrolífera, tendo em vista que o presidente Jair Bolsonaro (PL) protagonizou um episódio recente de possível interferência na política de preços da Petrobras, uma vez que a indicação que indicou o seu amigo e aliado, Rodolfo Landim, presidente do Clube de Regatas Flamengo, para comandar o conselho de administração da empresa.
Após passar dias criticando a Petrobras por causa do reajuste no preço dos combustíveis, Jair Bolsonaro afirmou no último sábado (12) que a gasolina brasileira é uma das mais baratas do mundo.
“Os problemas que temos no momento: temos inflação sim, aumento dos combustíveis, mas isso acontece no mundo todo. Estamos dando o melhor de nós. Quem pesquisa e vê sabe que uma das gasolinas mais baratas do mundo é a nossa. Nós também estamos sofrendo, mas não tanto quanto os povos aí fora”, declarou Bolsonaro.
Ainda no último sábado, após evento de filiação em massa de deputados do PL, Bolsonaro disse que a empresa não pode trabalhar “exclusivamente visando lucro”.
“Lá atrás fizeram, no começo do governo Temer, essa política de paridade com o preço internacional. É coisa que ninguém entende, né? Estamos respeitando, se tiver que mudar isso aí, a Petrobras tem que apresentar uma proposta. Agora não pode, a Petrobras trabalhar exclusivamente visando lucro no mundo em crise”, declarou.