O Supremo Tribunal Federal (STF) e as principais associações de magistrado do país, em parceria com os Estúdios Maurício de Sousa, lançaram nesta quarta-feira (16) a campanha “Turma da Mônica e o Poder Judiciário”. A ação tem como objetivo explicar melhor o funcionamento de cada área da Justiça, além de combater a desinformação.
O lançamento aconteceu durante uma cerimônia na Primeira Turma da Corte e contou com a participação do presidente do Supremo, o ministro Luiz Fux. Segundo ele, a iniciativa chega em um momento importante, devido ao cenário atual de “posições extremadas”.
“A união desses esforços se faz necessária em razão do contexto em que vivemos, com posições extremadas de pessoas que, ao contrário de exercerem a liberdade de expressão e a crítica construtiva, infelizmente vêm atentando contra a credibilidade das instituições da Justiça, em especial da Suprema Corte”, relatou Fux.
A campanha conta com uma versão impressa e digital de uma revista em quadrinhos; quatro vídeos animados e 16 tirinhas para as redes sociais.
A revista, que teve 450 mil exemplares impressos fala sobre o funcionamento, as atribuições e a estrutura do Judiciário. Já os quatro vídeos tratam do papel do STF e da confiança na Justiça. As tirinhas, que serão publicadas nas redes sociais, também abordam o funcionamento dos ramos da Justiça brasileira, da liberdade de expressão e do combate às notícias falsas.