A Câmara de Deputados aprovou, nesta terça-feira (22), o pedido de urgência para a votação do Projeto de Lei (PL) 2564/20, que reajusta o piso nacional da enfermagem. A votação teve 458 votos favoráveis e 10 contra. O presidente da Câmara, o deputado federal por Alagoas Arthur Lira (PP), elogiou a importância da categoria durante a pandemia.
“A categoria tem uma luta histórica e por muitos anos busca mais reconhecimento. A pandemia tornou mais nítida a importante dos enfermeiros e técnicos para a saúde pública. Vamos agora discutir para votarmos o mérito”, publicou Lira em uma rede social.
Por estar sob regime de urgência, o PL terá algumas formalidades dispensadas, como a análise das comissões temáticas, sendo posta na ordem do dia da próxima sessão para aprovação.
O PL 2564/2020 do Senado prevê piso de R$ 4.750 para enfermeiros e valores proporcionais de 70% para os técnicos e 50% auxiliares e parteira. O projeto tramita na Casa Legislativa desde o ano passado e, caso seja aprovado, tem um impacto anual estimado de R$ 16 bilhões.