Brasil é cabeça de chave e pode ter Holanda ou Alemanha no seu caminho; veja os potes e possíveis adversários da Seleção no Catar
Nesta sexta (1), à partir das 13h (horário de Brasília), a Copa do Mundo terá início para o Brasil. Em Doha, no Catar, a FIFA irá sortear os grupos para a Copa do Mundo de 2022, que será disputada entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro. Líder do Ranking da FIFA, a Seleção será cabeça de chave no sorteio.
A entidade divulgou ontem o seu ranking mais atualizado de seleções e definiu os potes para o sorteio. O Brasil ficará no pote 1, juntamente de Catar, a Bélgica, França, Argentina, Inglaterra, Espanha e Portugal. A expectativa é grande pois Alemanha e Holanda estão no pote 2 e podem pegar o Brasil na primeira fase. Confira abaixo todos os potes:
- CABEÇAS DE CHAVE: Catar, Brasil, Bélgica, França, Argentina, Inglaterra, Espanha, Portugal
- POTE 2: Holanda, Alemanha, Dinamarca, México, Estados Unidos, Suíça, Uruguai, Croácia
- POTE 3: Senegal, Irã, Japão, Sérvia, Polônia, Coreia do Sul, Marrocos, Tunísia
- POTE 4: Canadá, Equador, Arábia Saudita, Gana, Camarões, classificados da repescagem
Para a definição dos grupos, alguns critérios precisaram ser adotados, como:
- Com exceção da Europa, países do mesmo continente não caem no mesmo grupo.
- É possível no máximo dois europeus por grupo – são cinco grupos com cinco europeus, e três com um.
- Os três classificados que serão definidos em junho cairão no pote 4.
- O bloqueio entre países do mesmo continente também funciona para quem viera das repescagens. Por exemplo: o vencedor de Peru x Austrália/Emirados Árabes não entra no grupo do Brasil ou de uma seleção asiática.
Três vagas ainda estão em aberto para o Mundial e serão preenchidas em junho: duas serão pela repescagem internacional e uma pela repescagem europeia. A Costa Rica, representante da CONCACAF, enfrenta a Nova Zelândia, representante da Oceania. O outro confronto da repescagem será Peru, da CONMEBOL, e o vencedor de Austrália x Emirados Árabes, pela repescagem asiática. As repescagens mundiais serão disputadas em jogo único já no Catar.
O último representante europeu virá do duelo entre País de Gales e o vencedor de Escócia x Ucrânia. Devido à guerra, a FIFA autorizou que a seleção ucraniana tenha mais tempo para voltar a pensar em futebol.