Desde quarta-feira (6/4) até esta sexta-feira (8/4), houve um incremento de 60 mil refugiados, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas
Nesta sexta (8), um triste número foi atualizado. O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) confirmou que, ao todo, 4,3 milhões de ucranianos deixaram o país desde o início da invasão russa ao país do Leste Europeu.
Somente da última quarta (6) até hoje, já foram mais 60 mil refugiados novos, segundo o Acnur.
“A guerra na Ucrânia desencadeou uma das crises humanitárias e de deslocamentos de mais rápido crescimento de todos os tempos”, alertou o porta-voz do Acnur, Matt Saltmarsh.
Apesar dos números alarmantes, o padrão de fuga, segundo a agência, está menor. “Embora o ritmo de chegadas esteja diminuindo, os fluxos gerais continuam, dadas as hostilidades em andamento. Por outro lado, quem saiu agora passou por semanas encolhido em casas e abrigos”, concluiu.
Imagens mostram o estrago ocasionado pelo ataque russo à estação de trem de Kramatorsk. Um míssil atingiu o local onde milhares de civis aguardavam um trem para deixar o país. Além dos 50 mortos, há 87 pessoas feridas, segundo a imprensa internacional.
Fotos registram dezenas de corpos no chão, ao lado de malas e mochilas. Outra publicação evidencia uma grande nuvem de fumaça e autoridades de segurança tentando conter as chamas.