O diretório nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) aprovou, nesta quarta-feira (13), a indicação do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB) para compor a chapa como vice do ex-presidente e pré-candidato à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nas eleições de 2022.
Alckmin foi indicado oficialmente por seu partido na última sexta-feira (8), em um evento que contou com a presença de Lula e da presidente do PT e deputada federal pelo Paraná, Gleisi Hoffmann.
Apesar de mobilizações contrárias à presença de Alckmin, a sua participação na chapa contou com 68 votos favoráveis, 13 contrários e 3 abstenções. O PT deve encaminhar consultas às legendas que vão compor coligações e alianças com a sigla na disputa pela presidência. O partido quer saber se há oposição, dentro desses partidos, ao nome de Alckmin.
Até o momento, o Partido dos Trabalhadores já conta com a parceria do Partido Verde (PV), do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).