BSM – De acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto Ipsos, o atual presidente francês, Emmanuel Macron, deve ser reeleito no segundo turno das eleições neste domingo (24). Segundo a pesquisa, Macron ampliou a vantagem para 15 pontos após vitória no primeiro turno.
No dia 10 de abril, Macron obteve 28% dos votos contra 23,2% de Le Pen. Para o segundo turno, as previsões apontam vitória do presidente com 57,5% das intenções de voto contra 42,5% da adversária.
A vantagem de Macron foi anunciada após o debate da última quarta-feira ( 20), quando acusou Le Pen de planejar a retirada da França da União Europeia e criticou os laços da adversária com o governo russo.
Depois do debate, pesquisas mostraram que 43% dos franceses consideraram Macron mais convincente e quase 64% disseram acreditar na vitória do presidente.
Na quinta-feira (21), uma pesquisa do Instituto Francês de Opinião Pública (Ifop) também apontou vitória de Macron, embora com vantagem um pouco menor. O presidente teria 55,5% das intenções de voto contra 44,5% de Le Pen.
As pesquisas também apontam um crescimento no número de abstenções. Enquanto em 2017, quase 75% dos franceses aptos a votar foram às urnas, este ano apenas 73% dizem ter certeza que irão votar.
A disputa pela presidência da França foi tema de um episódio do Brave News, no dia 6 de abril. O jornalista Brás Oscar e o ex-chanceler, Ernesto Araújo, analisaram o cenário político da França e o apoio de parte da direita ao governo russo.