Associação do setor também vai apresentar seu modelo de reforma tributária
Folha de S Paulo – Reitores de universidades particulares e especialistas do mercado de ensino superior privado vão discutir propostas para o Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) e outros temas no próximo encontro do setor, neste mês, que deve resultar no documento para ser levado a candidatos das eleições deste ano.
Celso Niskier, reitor da Unicarioca e presidente da Abmes (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior), diz que tem na pauta uma sugestão de alteração no modelo atual de financiamento.
A ideia é que o aluno contemplado, depois de formado, comece a pagar a dívida somente quando tiver algum tipo de renda, e que o valor das parcelas varie de acordo com o salário recebido, podendo ser interrompido, caso ele não tenha condições.
“Muitas vezes, esse jovem não encontra emprego pela instabilidade de mercado ou o emprego não dá a renda [necessária] para que ele possa pagar a totalidade da sua dívida”, diz.
Além do Fies, Niskier diz que as empresas também pretendem apresentar suas ideias para a reforma tributária. Ele cita preocupação com o impacto que um aumento na carga dos impostos do setor pode gerar sobre os estudantes das classes C e D.
Outros temas a serem discutidos são novas linhas de financiamento de estímulo à inovação para as universidades e a modernização dos sistemas de avaliação e supervisão do ensino superior.