Chanceler turco afirmou que brasileiro se ofereceu para “organizar uma visita conjunta de alguns líderes importantes a Moscou”
Se boa parte do mundo tenta isolar ao máximo o presidente russo, Vladimir Putin, o Brasil parece ir na contramão do movimento. Segundo o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlüt Çavuşoğlu, em coletiva de imprensa no país europeu, o presidente Jair Bolsonaro (PL) atua nos bastidores para organizar uma visita de chefes de Estado ao colega russo. O governo brasileiro não confirmou a informação.
Após visitar Moscou dias antes do início da guerra contra a Ucrânia, em fevereiro, Bolsonaro declara publicamente que sua visita foi importante para o Brasil, por conta dos negócios de fertilizantes entre o Brasil e a Rússia.
No último sábado (30/4), em evento em Uberaba (MG), o chefe do Executivo federal disse que “mais de 30 navios com fertilizantes estão a caminho da Rússia para o Brasil, resultado da viagem”.
Apesar de Bolsonaro insistir em dizer que seu interesse na Rússia é puramente comercial, a entrevista do chanceler turco foi dada em um contexto de negociações em torno da guerra.
Veja o trecho que trata da proposta brasileira:
“O presidente do Brasil disse que se o presidente [turco] Erdogan ver benefícios, ele está pronto a organizar uma visita conjunta de alguns líderes nacionais importantes para Moscou. Ele disse que gostaria de contribuir para esses esforços”, relatou o chanceler turco.