Novo relatório da ACNUDH mostra crescimento no número de pessoas mortas. Outro levantamento da OCNUR revelou aumento no número de refugiados.
O escritório de direitos humanos da ONU (ACNUDH) afirmou, nesta segunda (2), que mais de 3 mil pessoas já morreram durante a guerra na Ucrânia, desencadeada pela invasão russa ao país, que teve início em 24 de fevereiro deste ano. O número de 3.153 mortos até agora representa um aumento de 254 em relação a sexta-feira.
Porém, o ACNUDH afirmou, também, que o número real de vítimas do confronto deve ser muito maior. A diferença se dá pela dificuldade de acesso.
‘A maioria das vítimas foi morta por armas explosivas com ampla área de impacto, como mísseis e ataques aéreos”, disse o escritório de direitos humanos, sem atribuir responsabilidades.
Segundo a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), mais de 5,5 milhões de pessoas fugiram da Ucrânia desde o início da guerra. As estatísticas foram contabilizadas a partir de dados fornecidos por autoridades de pontos oficiais de passagem de fronteira, informou a agência.
Muitos ucranianos deixaram o país rumo a nações vizinhas como a Moldávia, a Polônia e a Hungria. A primeira-dama americana, Jill Biden, anunciou nesta segunda-feira que entre os dias 5 e 9 de maio fará visitas na Eslováquia e na Romênia para saudar refugiados ucranianos.