Tecmundo – Dentro do caldeirão de especulações no qual se transformou a compra do Twitter que ainda não foi completamente finalizada, o novo dono Elon Musk continua fazendo o que mais gosta de fazer: tweetar o que lhe vem na cabeça e esperar as reações das pessoas. A sua última sugestão é: cobrar das grandes corporações e dos governos para publicar na sua rede social.
Em um tweet publicado na tarde de terça-feira (3), Musk fala que “a ruína dos maçons foi prestar seus serviços de entalhadores de pedra, de graça” em uma alusão à cobrança de serviços pelo microblog. Em seguida, garantiu que “o Twitter sempre será gratuito para usuários casuais, mas talvez com um pequeno custo para usuários comerciais/governamentais”.
Como o Twitter poderia cobrar de empresas e governos?
De acordo com a Reuters, quando Elon Musk estava formando um pool de bancos para financiar a compra do Twitter, ele sugeriu a ideia de que poderia passar a cobrar das empresas de mídia para citar ou incorporar tweets. O raciocínio se baseava em uma lógica: se o microblog é um produto desejado, por que não cobrar por ele?
No entanto, pondera Mike Manick, editor do respeitado blog TechDirt, cobrar para tweetar ou retweetar, ou seja, expressar uma opinião seria contrário à Primeira Emenda da constituição norte-americana que prega justamente a liberdade de expressão tão apregoada pelo bilionário ao comprar a rede social.
Além disso, há outras questões de ordem prática, do tipo quanto cobrar? É possível que a Coca-Cola Company pague o mesmo que a cervejaria artesanal da esquina? Ou seria pelo número de seguidores, o que não reflete o faturamento da empresa? Seja como for, a ideia faz parte do estilo Musk de desprezar planos organizados e operar por instinto, o que, vamos combinar, está dando certo até agora.