“Está ficando cada vez mais difícil para o Kremlin disfarçar seus fracassos na Ucrânia”, disse o general Ben Hodges, ex-comandante do Exército dos EUA na Europa.
BSM – A Duma Federal da Rússia (poder legislativo) afirmou através de seu site, nesta sexta-feira (20), que cidadãos com idade superior a 40 anos poderão ser convidados a se alistar ao exército. Estrangeiros com mais de 30 anos também receberão autorização para participar da guerra contra a Ucrânia.
Segundo o comunicado oficial, a finalidade da mudança nos requisitos de alistamento serve “para o uso de armas de alta precisão, a operação de armas e equipamentos militares, são necessários especialistas altamente profissionais. A experiência mostra que eles se tornam assim aos 40-45 anos”. Atualmente, apenas russos entre 18 a 40 anos podem se alistar.
O regime de Vladimir Putin vem sofrendo reveses na guerra contra o país vizinho, conflito que acontece há 86 dias. Apesar de ter assumido o controle de Mariupol, Moscou ainda está longe de tomar toda a região de Donbass, no leste da Ucrânia.
“Claramente, os russos estão com problemas. Esta é a mais recente tentativa de resolver a escassez de mão de obra sem alarmar a sua própria população. Mas está ficando cada vez mais difícil para o Kremlin disfarçar seus fracassos na Ucrânia”, disse à Reuters o general aposentado Ben Hodges, ex-comandante das forças do Exército dos EUA na Europa.