Em todo o país, cerca de 600 mil consultas tiveram de ser remarcadas — 80 mil no RJ.
Após uma paralisação de 52 dias, postos do INSS voltaram a realizar perícias nesta segunda (23). Os atendimentos estavam parados por conta de uma greve dos médicos do Instituto.
Na última sexta (20), um acordo foi celebrado entre a Associação Nacional de Médicos-peritos e o Ministério do Trabalho e Previdência. Algumas das exigências dos profissionais já foram atendidas, enquanto outras serão cumpridas nos próximos dias. A paralisação foi feita para reivindicar reajuste salarial, revisão de benefícios e ajustes no plano de carreira.
Segundo a classe, durante o período de greve foram cerca de 600 mil perícias remarcadas no Brasil.
Tudo isso será remarcado. A auxiliar de expedição Sabrina Dagmar estava nesta manhã na fila do posto do INSS da Praça da Bandeira, na Zona Norte do Rio. A perícia dela, marcada para 22 de abril, ficou para esta segunda-feira.
Sabrina disse que ninguém a avisou sobre a suspensão do atendimento no mês passado. “Cheguei aqui e estava tudo fechado, foi uma falta de consideração”, lembrou.
A auxiliar estava desde março sem receber. “Vou pedindo ajuda de um e de outro. Aí falam: ‘Mas você vai receber tudo…!’. É, mas você já está devendo mais do que você vai receber! Essa é a vida do brasileiro”, lamentou.
“Tomara que eu consiga resolver hoje. Eu só estou aqui atrás de um papel para poder trabalhar”, disse.