Conselheiro do governo local informou que corpos estavam em alto estágio de decomposição
O Globo – O conselheiro do governo de Mariupol, Petro Andriushchenko, informou nesta terça-feira que cerca de 200 corpos foram encontrados sob os escombros de um prédio residencial bombardeado na cidade. Conforme Andriushchenko, as vítimas foram encontradas em alto estágio de decomposição.
“Ao retirar os escombros de um bloco de apartamentos na avenida Myru, cerca de 200 corpos de vítimas foram encontrados em um porão com alto grau de decomposição”, escreveu o conselheiro no Telegram.
Andriushchenko relatou que moradores se recusaram a recolher e embalar os corpos dos mortos e o Ministério de Situações de Emergência da Rússia “simplesmente deixou cadáveres no local”. Como os escombros foram parcialmente retirados, o mau cheiro pode ser sentido em todo o bairro residencial.
Mariupol foi palco de um dos mais longos cercos militares da guerra na Ucrânia, o imposto pela Rússia à siderúrgica Azovstal. Conforme o Ministério da Defesa russo, mais de dois mil soldados que estavam no local já se renderam. O governo de Vladimir Putin pretende usar a conquista da cidade como peça de propaganda interna. A região foi onde surgiu o Batalhão Azov, milícia originalmente paramilitar e de ideologia neonazista posteriormente integrada às Forças Armadas da Ucrânia.