“Faremos o que estiver ao nosso alcance para amenizar essa dor”, disse o presidente
BSM – O presidente Jair Bolsonaro anunciou R$ 1 bilhão para socorrer as vítimas das fortes chuvas que atingem municípios de Alagoas e Pernambuco. Inicialmente, foram liberados imediatamente R$ 2,5 milhões para as ações de socorro. Além do dinheiro, o presidente também mobilizou os ministérios da Defesa e da Cidadania para dar apoio às operações.
“Nossos mais profundos votos de pesar e solidariedade às vítimas desse triste desastre, bem como as famílias que tiveram seus bens destruídos pelas chuvas. É um momento difícil para todos. Faremos o que estiver ao nosso alcance para amenizar essa dor. Que Deus abençoe a todos!”, disse o presidente pelas redes sociais.
Segundo informações oficiais, mais de 1.300 pessoas ainda precisam deixar suas casas para se afastar do risco de novos deslizamentos e alagamentos. Várias pessoas estão feridas e outras seguem desaparecidas.
Em Alagoas, mais de 70 municípios estão em alerta e mais de 7 mil pessoas já foram atingidas pelos problemas causados pelas chuvas. De acordo com a Defesa Civil, mais de 500 pessoas estão desabrigadas e cerca de outras 3 mil foram desalojadas.
O Exército Brasileiro anunciou o deslocamento de tropas para dar apoio às operação no Grande Recife, neste domingo (29).
A Polícia Rodoviária Federal também atua para reforçar os esforços de segurança nas rodovias enquanto durar a situação de emergência, como informou o ministro da Justiça, Anderson Torres.
Mais cedo, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, embarcou para o Recife-PE, de onde irá gerenciar ações da Pasta para os dois estados atingidos.