Presidente afirmou que prisão do ex-ministro é prova de que não há interferência na Polícia Federal
BSM – Em entrevista à Rádio Itatiaia nesta quarta-feira (22), o presidente Jair Bolsonaro comentou a prisão do ex-ministro da Educação Milton Riberiro. Ele foi detido pela Polícia Federal (PF) em um inquérito que investiga corrupção e tráfico de influência no MEC.
Além de Ribeiro, também foram presos os pastores-lobistas Arilton Moura e Gilmar Santos, por suspeita de crimes na distribuição e liberação de recursos do Ministério da Educação para prefeituras e estados.
“O nosso governo, em cada ministério, nós temos o sistema de compliance. Se você foi enganado ou alguém ou quiser fazer, você não vai conseguir. Tanto que é corrupção zero no nosso governo […]. Se tem prisão, é Polícia Federal. É sinal de que a Polícia Federal está agindo. Peço a Deus que não tenha problema nenhum, mas se tiver, a PF está agindo, está investigando”, disse Bolsonaro.
E acrescentou: “É sinal de que eu não interfiro na PF, porque isso vai respingar em mim, obviamente. Eu tenho 23 ministros, mais de 20 mil cargos comissionados. Se alguém faz algo errado, vai colocar a culpa em mim? Logicamente a minha posição é de afastar e colaborar na investigação.”
No total, estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e cinco prisões preventivas no Distrito Federal e nos estados de São Paulo e Goiás.