Na última pesquisa, divulgada em 27 de junho, o petista tinha 43% das intenções de voto. Bolsonaro vinha com 33%
Metrópoles – Dados da pesquisa feita pelo Instituto FSB, a pedido do BTG Pactual, divulgada nesta segunda-feira (11/7), apontam que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem 41% das intenções de voto para as eleições de 2022. Jair Bolsonaro (PL) reúne 32%. Os números são referentes ao questionário estimulado, quando uma lista com possíveis candidatos é apresentada ao eleitor.
Na última pesquisa, divulgada em 27 de junho, o petista tinha 43% das intenções de voto. Bolsonaro ficou 33%.
Neste cenário estimulado, Ciro Gomes (PDT) aparece com 9% das intenções de voto. Simone Tebet (MDB) vem em seguida no ranking, com 4%. André Janones (Avante) tem 3%.
Os candidatos Pablo Marçal (Pros), Felipe D’Ávila (Novo) e Vera Lúcia (PSTU) ficaram com 1% das intenções de voto. José Maria Eymael (Democracia Cristã), Sofia Manzano (PCB), Luciano Bivar (União Brasil) e Leonardo Péricles (UP) não pontuaram.
Além disso, 4% dos entrevistados disseram que não votariam em nenhum dos candidatos. Outros 2% disseram que votariam branco ou nulo.
Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados candidatos aos entrevistados, Lula aparece com 40% das intenções de voto. Bolsonaro vem em seguida, com 30%. Ciro Gomes tem 3%; e Simone Tebet, 1%.
No questionário espontâneo, 14% dos entrevistados não souberam responder. Outros 6% disseram que não votariam em nenhum candidato, e 4% dos participantes afirmaram que não votariam em ninguém.
O estudo ouviu 2 mil pessoas por telefone, entre os dias 8 e 10 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número de BR-09292/2022.
Perfil dos eleitores
De acordo com a pesquisa, Lula é o candidato mais popular entre o público feminino, com 43% das intenções de voto entre as mulheres. Bolsonaro tem 24%.
Entre os homens, o petista pontua menos: são 39% das intenções de voto, ante 40% de Bolsonaro.
Além disso, a pesquisa mostra a faixa etária dos eleitores. O público de 60 anos ou mais é o que apresenta maior intenção de voto em Lula, com 45%.
Bolsonaro é mais popular entre brasileiros de 25 a 40 anos e 41 a 59 anos de idade, com 35% das intenções de voto nas duas faixas etárias.
Lula é mais popular entre eleitores do Nordeste, com 59% das intenções de voto. Bolsonaro lidera as intenções dos brasileiros que moram na região Sul, com 47% das intenções de voto.