A Gazprom afirmou que o fornecimento de gás não poderá ser garantido devido a circunstâncias “extraordinárias”
BSM – A estatal de energia russa, Gazprom, anunciou a clientes europeus nesta segunda-feira (18) que o fornecimento de gás não poderá ser garantido devido a circunstâncias “extraordinárias”. A informação foi publicada pela Reuters, acompanhada de um documento datado do dia 14 de julho, em que a estatal afirma que “forças maiores” interromperam a capacidade de fornecimento de gás.
“Força maior” é uma cláusula padrão em contratos comerciais e isenta uma parte das obrigações legais de uma das partes envolvidas no contrato. A Uniper, maior importadora de gás russo da Alemanha, estava entre os clientes que disseram ter recebido uma carta e que havia rejeitado formalmente a alegação como injustificada. A RWE, maior produtora de energia da Alemanha, também disse que recebeu o aviso de força maior. “Por favor, entenda que não podemos comentar sobre seus detalhes ou nossa opinião legal”, disse a empresa.
O fornecimento já estava comprometido devido à uma manutenção do gasoduto iniciada no dia 11 de julho, com a nova informação, não previsão de que a Rússia volte a exportar gás para a Europa. De acordo com o Ministério das Finanças da Rússia, o orçamento federal recebeu 6,4 trilhões de rublos (US$115,32 bilhões) obtidos das vendas de petróleo e gás, apenas no primeiro semestre deste ano.