Criticado por parte a imprensa por sua maneira contundente de conduzir os trabalhos no Poder Legislativo, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), desempenhou um papel fundamental em favor da economia do País no primeiro semestre deste ano, colocando em pauta projetos que contribuíram para amenizar a alta do preço dos combustíveis e os efeitos da crise econômica que afeta centenas de Países do mundo.
Sob seu comando, a Câmara dos Deputados aprovou matérias como a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) do Estado de Emergência, que libera R$ 41,25 bilhões para aumentar gastos sociais; e o direcionamento de R$ 3 bilhões para estados e municípios aplicarem em ações e serviços culturais.
Além disso, Arthur Lira conduziu outros projetos de lei, como o que impede a cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) em patamares iguais aos incidentes sobre produtos supérfluos e também para prever a cobrança por volume de produção em vez de alíquota sobre o preço.
A condução de Arthur Lira como presidente da Câmara dos Deputados foi fundamental também para a aprovação, neste primeiro semestre, de 54 projetos de lei, 33 medidas provisórias, 23 projetos de decreto legislativo, 11 propostas de emendas à Constituição, 6 projetos de lei complementar e 2 projetos de resolução.
Em suas redes sociais, Arthur Lira ressaltou o desenvolvimento econômico proporcionado por medidas saídas a partir da Câmara dos Deputados. “Má notícia para os pessimistas de plantão! Estamos na contramão do mundo, mas isso é bom”, ressaltou o parlamentar. “Inflação em baixa, PIB [Produto Interno Bruto] em alta. Desemprego com a menor taxa dos últimos anos”, completou.