Abalos foram registrados pelo Laboratório Sismológico da UFRN. O maior deles teve magnitude 3.7 e foi sentido pela população de várias cidades do estado.
G1 – O Laboratório Sismológico da UFRN (LabSis) registrou 8 tremores de terra em 24 horas no Rio Grande do Norte. Os abalos sísmicos aconteceram entre 0h34 de domingo (31) e 0h10 desta segunda-feira (1º). Pelo menos dois desses tremores foram sentidos pela população de algumas cidades do estado.
“Todos foram registrados nessa região de Touros, a um distância de no máximo 30 quilômetros da costa”, explicou o professor Aderson Nascimento, do LabSis. Segundo ele, a profundidade do abalo ainda não foi identificada.
O professor explicou que que esses abalos são causados por uma reativação de falhas geológicas na região de Touros.
Tremores
O mais forte dos tremores foi na tarde de domingo (31), teve magnitude 3.7 e foi sentido por moradores de Natal e cidades do litoral norte do estado.
O segundo tremor mais forte foi às 0h34 de domingo e teve magnitude 2.4. Segundo o Laboratório Sismológico, esse foi sentido por moradores das regiões de Maxaranguape e Maracajaú.
Os outros registros tiveram magnitude menor e não foram sentidos pela população.
O maior tremor de terra já registrado no RN aconteceu em 30 de novembro de 1986. O abalo sísmico de magnitude 5.1 fez casas desabarem e milhares moradores deixarem a cidade de João Câmara.