Governador Eric Holcomb sancionou projeto de lei que impede procedimento na ampla maioria dos casos
CNN – O governador de Indiana, Eric Holcomb, sancionou na sexta-feira (5) um projeto de lei que proíbe o aborto na ampla maioria dos casos – o primeiro estado dos Estados Unidos a aprovar uma lei restritiva contra o procedimento desde a decisão da Suprema Corte americana sobre Roe v. Wade.
A Câmara e o Senado de Indiana aprovaram o projeto de lei patrocinado pelo Partido Republicano nesta semana.
O projeto fornece exceções para quando a vida da mãe está em risco e para anomalias fetais fatais, até 20 semanas após a fertilização. Também permite exceções para alguns abortos se a gravidez for resultado de estupro ou incesto.
Indiana atualmente permite o procedimento até 20 semanas após a fertilização (ou 22 semanas após o último período menstrual da mãe). A nova lei entrará em vigor em 15 de setembro.
Na quinta-feira (4), a Câmara do estado rejeitou emendas patrocinadas pelos republicanos que removeriam do projeto as exceções para estupro, incesto e anomalias fetais fatais.
Os membros da liderança republicana da Câmara ficaram divididos quando o presidente Todd Huston votou contra as emendas, enquanto o líder da maioria Matt Lehman as apoiou.