Presidente confirmou presença no evento; gesto de Moraes foi uma resposta do ministro a uma sequência de mensagens, enviadas por aliados de Bolsonaro
CNN – O ministro Alexandre de Moraes, que assume a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 16, foi pessoalmente entregar o convite para a posse ao presidente Jair Bolsonaro (PL) na noite desta quarta (10). Bolsonaro confirmou que irá comparecer ao evento.
O gesto foi uma resposta do ministro a uma sequência de mensagens, enviadas por aliados de Bolsonaro, como Ciro Nogueira (Casa Civil), de que o presidente gostaria de “prestigiar e mostrar respeito” pela Justiça Eleitoral comparecendo à posse, mas que gostaria de ser convidado pessoalmente.
Segundo pessoas que acompanharam as conversas, Moraes disse que considerava “institucional” o convite e assim o fez.
Participaram da conversa entre Bolsonaro e Alexandre os ministros Ciro Nogueira, Paulo Guedes (Economia) e Bruno Bianco (Advocacia-Geral da União).
Moraes, por sua vez, levou seu secretário-geral e o ministro Ricardo Lewandowski, do STF.
Segundo aliados do presidente, Bolsonaro reafirmou a disposição de comparecer à posse de Moraes no TSE. Foi um passo no distensionamento das relações. Moraes é alvo frequente de ataques por parte do presidente e seus apoiadores, assim como outros ministros do Supremo e do TSE.