Familiares foram ao país recuperar corpo; crime aconteceu na quarta-feira
O Globo – O brasileiro Vinicius Bernardinelli Dacache, de 32 anos, foi encontrado morto, na última quarta-feira, na cidade boliviana de San Matías, na Bolívia. Segundo as autoridades, ele, que já foi condenado no Brasil por roubo e formação de quadrilha, foi alvejado por 11 disparos de armas de fogo.
Em 2008, ele foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Mato Grosso, junto a outras sete pessoas, pelo roubo de R$ 195 mil de uma agência da Caixa Econômica Federal, localizada no bairro de Boa Esperança, em Cuiabá.
O assassinato do brasileiro ocorreu em uma propriedade entre San Matías e a comunidade de Las Petas, segundo Julio César Cossío, diretor da Força Especial de Luta Contra o Crime. Junto ao seu cadáver, não foram encontrados dinheiro nem celulares.
Foi o sogro de Bernardinelli que alertou a polícia sobre a morte do homem, segundo a imprensa local. O brasileiro trabalhava na região no comércio de máquina agrícolas.
Familiares do homem, identificado na imprensa boliviana como um empresário brasileiro, foram à cidade de San Matías, na província de Santa Cruz, que faz fronteira com o Mato Grosso, recuperar o corpo de Vinicius Dacache.
De acordo com o jornal boliviano El Deber, a mãe do morto, Elza María Bernardinelli, que chegou na cidade em um carro de funerária, não quis falar com a imprensa.