Desde 2006, Verdão nunca teve aproveitamento tão alto depois de 23 rodadas. Às vésperas de mais um confronto direto com o vice-líder, time tem 78% de chances de título
Globo Esporte – Líder do Brasileirão, o Palmeiras vive neste ano sua melhor campanha desde que o campeonato passou a ser disputado por 20 clubes em pontos corridos, em 2006.
Com 49 pontos em 23 jogos, o Verdão até esta edição tinha a campanha de 2009 como melhor aproveitamento neste mesmo período, com 47 pontos. O time, porém, era o segundo colocado nesta altura.
Nas campanhas dos títulos, os números também eram menores: em 2016, o Palmeiras de Cuca até liderava, mas com 46 pontos, enquanto o time de Luiz Felipe Scolari era o terceiro, com 43 pontos.
O Verdão vem em uma sequência de confrontos diretos com vice-líderes, já que tanto Corinthians quanto Flamengo eram as equipes que vinham logo atrás na abertura da rodada dos duelos.
Neste próximo sábado, o Palmeiras viverá a mesma situação: enfrentará como líder o Fluminense, que se tornou seu rival mais próximo após golear o Coritiba. A equipe de Fernando Diniz está oito pontos atrás.
– Nosso time está fazendo bons jogos na sequência difícil, contra times que estão lutando pela liderança, também – elogiou o capitão Gustavo Gómez.
Diante da invencibilidade nestes confrontos diretos, o time de Abel Ferreira viu a chance de título aumentar para 78%, de acordo com dados do Espião Estatístico do ge.
Contas para ser campeão?
Abel Ferreira tem evitado falar sobre as contas para conquistar o Brasileiro, muito menos concorda quando perguntado se a sequência de confrontos diretos vai resolver o campeonato.
– Para mim, o campeonato vai ser definido na última jornada. É assim que penso, não olho muito para a classificação, penso em ganhar a cada jogo. Tínhamos uma sequência muito difícil, contra o Atlético-MG (pela Libertadores), Corinthians, Flamengo, agora Fluminense. É difícil, mas digo aos jogadores que é difícil para os adversários, também – analisou, depois do empate com o Flamengo.
Ano passado, porém, o técnico havia passado aos seus atletas uma meta: atingir 80 pontos. O número foi escolhido após uma avaliação sobre as campanhas dos times campeões em anos anteriores.
Para chegar a isso, o Palmeiras precisaria de 31 pontos nos 15 jogos restantes, com aproveitamento de 68,8%. O percentual é até um pouco menor do que a atual campanha do Verdão, de 71% dos pontos.