Segundo ministros do governo, presidente Jair Bolsonaro está “calculando” como será sua reação pública à operação da PF contra empresários
Segundo o colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, o presidente Jair Bolsonaro viu a operação da Polícia Federal contra empresários bolsonaristas com discurso golpista como uma provocação a ele.
Reservadamente, Bolsonaro considerou que a operação foi uma maneira de Alexandre de Moraes, ministro do Superior Tribunal Federal, pressioná-lo. Não só Moraes, mas de todo o poder Judiciário. Alguns auxiliares afirmaram que o presidente estaria “irritado” com a decisão.
Segundo eles, Bolsonaro teria considerado a decisão como “arbitrária” e “ditatorial”. Curiosamente, na véspera, em entrevista ao Jornal Nacional, o mandatário afirmou que sua relação com o novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral estaria “pacificada”.
Reação pública
Segundo ministros do governo, Bolsonaro ainda está “calculando” sua reação pública. Por ora, ele seguiu conselho de parte de seus auxiliares para se manter em silêncio sobre o ocorrido.
O presidente tem sido bastante cobrado por apoiadores a reagir. Para tirar a pressão do pai, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) assumiu a dianteira e criticou a operação.