Reunião entre Alexandre de Moraes e comandantes das PMs aconteceu nesta quarta (24), em Brasília. GloboNews apurou que recursos serão usados pelas Forças Armadas e pelas polícias.
G1 – O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), informou às polícias militares que a Justiça Eleitoral investirá cerca de R$ 100 milhões na segurança das eleições deste ano.
Moraes participou nesta quarta-feira, em Brasília, de uma reunião com comandantes-gerais das PMs.
Ao todo, participaram 23 comandantes e quatro representantes das polícias militares nos estados. O planejamento, além de ocorrer em todos os anos de eleição, agora vai ser reforçado em razão da “polarização”, que acirra os ânimos dos eleitores.
A GloboNews apurou que esses R$ 100 milhões anunciados por Moraes serão usados pelas Forças Armadas e pelas polícias.
Durante o encontro, os comandantes-gerais das PMs nos estados apresentaram diversas propostas para tentar garantir a segurança na eleição.
Pessoas que participaram do encontro disseram à Globonews que, entre essas medidas, está a ideia de repetir os protocolos das eleições municipais, que costumam ser mais “conflituosas”. A ideia é repetir protocolos “mais rígidos”, afirmou um participante.
Operações em período de eleição
Durante o encontro, os comandantes defenderam que os estados organizem “bem” os efetivos policiais para que policiais destacados para a segurança das eleições não seja deslocados para operações relacionadas a outros temas.
Esse ponto, porém, foi considerado um “desafio”. Isso porque as policias avaliar ter déficit de policiais, o que pode obrigar os comandantes a cancelar férias e folgas, por exemplo, para garantir a segurança das eleições com policiais exclusivos para esta finalidade.