A Câmara Municipal de Maceió instalou nesta quarta-feira (31) a ‘Galeria Lilás’, espaço reservado no prédio do Legislativo para fixação de mural contendo fotografias de mulheres parlamentares de todas as legislaturas.
Atendendo a uma proposição do vereador Delegado Fabio Costa, o Parlamento do Município de Maceió resgata a história de mulheres que passaram pela Casa, além reconhecer a importância e a contribuição de cada uma delas para a vida comunitária, social, política e econômica.
Com a participação de vereadoras com mandato e de algumas que passaram pela Câmara, a exemplo da ex-prefeita Kátia Born, a solenidade aconteceu durante a manhã e foi comandada pelo presidente do Parlamento, vereador Galba Netto. Fabio Costa esteve representado pela mãe, Maria de Fátima Costa, e pela esposa, Elivane Rosa.
A resolução que criava a galeria foi promulgada em abril deste ano e, desde então, a Câmara estava nos preparativos para a instalação do espaço, que terá exposição permanente e individualizada.
“Queremos valorizar a crescente participação feminina no cenário político maceioense, demonstrando sua importância no Legislativo Municipal, inclusive como forma de incentivar mais mulheres a ocupar os espaços de poder que, por direito, são delas”, declarou Fabio Costa.
O vereador explica que o lilás, coloração escolhida para batizar o espaço, tem um simbolismo peculiar para o universo feminino. A cor representa o respeito, a dignidade, a purificação e a transformação, além da força, do empoderamento e da luta constante pelos direitos das mulheres.
A resolução prevê que sejam acrescentados quadros com as fotografias das novas integrantes do Legislativo Municipal.
Fabio Costa acrescentou que as homenagens são feitas por meio de exposição individualizada de imagens por reprodução fotográfica em que constem os nomes das homenageadas e as legislaturas em que atuaram.
O acervo ainda será digitalizado e inserido no site da Câmara Municipal de Maceió, com link denominado de ‘Galeria Lilás’.
Galba Netto elogiou a iniciativa de Fabio Costa, a quem classificou como um vereador humano e sensível à causa feminina. “Estamos inaugurando um espaço que ficará eternizado nesta Casa e com grande destaque. Aqui estão retratadas mulheres fortes que fazem história e marcaram suas épocas, enfrentando grandes desafios em uma sociedade cujo machismo está enraizado”, afirmou.