Segundo a pesquisa, Bolsonaro (PL) também venceria Ciro Gomes (PDT)
BSM – A Modalmais e a Futura Inteligência divulgou uma nova pesquisa eleitoral nesta quinta-feira (8), onde o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece à frente na disputa pela reeleição com 41,2% das intenções de voto. Em seguida estão Lula (PT), com 36,9%; Ciro Gomes (PDT), com 5,4%, e Simone Tebet (MDB), com 2,8%.
Pela primeira vez, há empate técnico em um possível segundo turno entre Lula (44,7%) e Bolsonaro (45,9%). O atual chefe do executivo também venceria caso a disputa fosse com Ciro Gomes (PDT).
Os demais candidatos somam 3,1% das intenções de voto. Os indecisos representam 9,0% do total, seguido dos 3,5% de branco ou nulo. A candidata Simone Tebet (MDB) ganhou mais destaque como segunda opção de voto, somando 22,2% das intenções, enquanto Ciro Gomes alcançaria 32,6% neste cenário.
Em relação à avaliação do governo de Bolsonaro, em que 38,5% dos entrevistados consideram “ótimo ou bom”, enquanto 34,8% acham “ruim ou péssimo”. A rejeição de Lula (42%) e Bolsonaro (38,7%) também permanece alta e, novamente, “a volta do PT” e “a continuação deste governo” são as principais preocupações dos brasileiros.
O combate à fome, melhorias na educação pública e luta contra a corrupção deveriam ser as prioridades do próximo presidente, de acordo com a opinião da população.
A pesquisa foi do tipo não probabilística e contemplou 2 mil entrevistas, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos e confiabilidade de 95%.
As entrevistas foram realizadas nos dias 5 e 6 de setembro, por meio de técnica de abordagem CATI (entrevista telefônica assistida por computador), respeitando os critérios de aleatoriedade e das proporções populacionais, de sexo, idade e estado de moradia, tendo como unidade respondente eleitores do Brasil. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-02618/2022.