Calendário lotado envolve levantamentos nacionais das principais empresas nos mesmos dias, fora as rodadas estaduais
O Globo – A reta final das campanhas terá novos dados das principais pesquisas nacionais sobre a disputa presidencial. Ipec, Datafolha, Quaest e Ideia apresentam o panorama na última semana antes da eleição, marcada para o próximo domingo. No dia anterior, quando os candidatos já estarão impedidos de pedir votos, Ipec e Datafolha apresentarão os últimos números da disputa antes da abertura das seções de votação.
Para a campanha do líder em intenções de voto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os levantamentos poderão servir de munição na busca pelo chamado “voto útil” mirando eleitores de outros candidatos, principalmente os de Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB). O objetivo é alcançar a vitória já no primeiro turno. Para o segundo colocado nas pesquisas, o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), as sondagens poderão indicar caminhos capazes de levar o atual presidente a um segundo turno contra Lula.
A semana também terá a divulgação dos últimos resultados para as disputas em diversos estados e no Distrito Federal. No sábado, o Datafolha divulga pesquisas de intenções de voto para governador e senador no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Minas Gerais. O Ipec terá uma rodada maior estadual no sábado. Confira a agenda da semana:
Segunda-feira (26): Ipec (Brasil)
Nova rodada da pesquisa do Ipec contratada pela TV Globo abre a última semana de campanhas para presidente. O instituto fundado por ex-executivos do Ibope entrevista presencialmente 3.008 eleitores de todo o país para o estudo, registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-01640/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos, para um intervalo de confiança de 95%.
A pesquisa anterior do instituto indicou que Lula tinha no início da semana passada 47% das intenções de voto no primeiro turno. O petista aparecia 16 pontos percentuais à frente de Bolsonaro, que marcava 31%.
Segunda-feira (26): Quaest (Rio de Janeiro)
A série estadual de pesquisas contratadas pelo banco Genial terá divulgação na segunda-feira. O instituto entrevistou 1.500 eleitores do Rio de Janeiro entre os dias 22 e 25 sobre as intenções de voto para governador e senador. A pesquisa tem margem de erro estimada em dois pontos percentuais para mais ou menos. O número de registro no TSE é o RJ-06442/2022.
Segunda-feira (26): Quaest (São Paulo)
A disputa pelo governo do maior colégio eleitoral do país e por uma vaga no Senado por São Paulo também terá novos dados na segunda-feira. A Quaest ouviu 2.000 eleitores do estado entre 22 e 25 de setembro para o estudo, que tem margem de erro de dois pontos percentuais e está inscrito no sistema do TSE com o código SP-03475/2022.
Segunda-feira (26): Quaest (Minas Gerais)
Em Minas Gerais, os candidatos e eleitores conhecerão o panorama da eleição para governador e senador a partir dos dados colhidos em 2.000 entrevistas presenciais no estado. O levantamento da Quaest também foi feito no período de 22 a 25 de setembro e está registrado na Justiça Eleitoral com o código MG-07243/2022.
Segunda-feira (26): Ipec (Rio Grande do Sul)
Os dados da última pesquisa do Ipec no Rio Grande do Sul antes da eleição serão divulgados na segunda-feira. O levantamento, contratado pela rede RBS, considera as respostas de 1.808 eleitores do estado com 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos, para um nível de confiança de 95%. No TSE, o número de registro é o RS-04810/2022.
Terça-feira (27): Ipec (Rio de Janeiro)
A TV Globo divulga na terça-feira nova pesquisa do Ipec para governador e senador no Rio de Janeiro. O instituto entrevista face a face 2.000 eleitores do estado para o levantamento, que tem margem de erro estimada em dois pontos percentuais. O número de identificação no TSE é o RJ-00773/2022.
A pesquisa mais recente do instituto mostrou o governador Cláudio Castro (PL) na liderança da corrida ao Palácio Guanabara, mas com o deputado Marcelo Freixo (PSB) se aproximando.
Terça-feira (27): Ipec (São Paulo)
O Ipec pergunta a intenção de voto de 2.000 eleitores de São Paulo para governador e senador. Os dados serão divulgados na terça-feira pela TV Globo. O estudo pode ser consultado no sistema do TSE com o número SP-04944/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.
Terça-feira (27): Ipec (Minas Gerais)
A terça-feira também será dia de conhecer mais dados sobre a disputa em Minas Gerais, o segundo maior colégio eleitoral do país. O Ipec ouve 2.000 eleitores de 16 anos ou mais no estado. A margem de erro estimada pelo instituto também de dois pontos para mais ou para menos. Na Justiça Eleitoral, o código de identificação é o MG-00909/2022.
Terça-feira (27): Ipec (Distrito Federal)
O Ipec também traz novos números sobre as intenções de voto dos eleitores do Distrito Federal para governador e senador. Serão ouvidos 1.504 pessoas que votam no DF para o levantamento, registrado no sistema do TSE com o número DF-09132/2022. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos.
A última pesquisa do instituto, divulgada na semana passada, mostrou o candidato à reeleição, Ibaneis Rocha (MDB), na liderança da disputa para governador, com 40% das intenções de voto.
Terça-feira (27): Ipec (Pernambuco)
O Ipec também ouve 1.504 eleitores para a pesquisa em Pernambuco. A sondagem, que vai mensurar as intenções de voto para governador e senador, tem margem de erro de três pontos para mais ou menos. No TSE, o número de registro é o PE-07874/2022.
Terça-feira (27): Ipespe (Pernambuco)
Levantamento do Ipespe contratado pelo jornal “Folha de Pernambuco” será divulgado também na terça-feira. Os pesquisadores do instituto entrevistaram 1.000 eleitores do estado entre os dias 23 e 25. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou menos. O estudo pode ser consultado no site do TSE com o código PE-01647/2022.
Quarta-feira (28): Quaest (Brasil)
A última rodada nacional da série Genial/Quaest antes do primeiro turno será divulgada na quarta-feira. O instituto de pesquisas entrevista presencialmente 2.000 eleitores entre 24 e 27 de setembro para o estudo, que tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O número de registro no TSE é o BR-04371/2022.
Na semana passada, a Quaest indicou oscilação positiva de dois pontos percentuais para Lula no primeiro turno. O ex-presidente tem 44% das intenções de voto, contra 34% de Jair Bolsonaro.
Quinta-feira (29): Datafolha (Brasil)
A nova pesquisa nacional do Datafolha será divulgada na quinta-feira pelo Jornal Nacional. O levantamento, contratado pela “Folha de S.Paulo” e TV Globo, tem margem de erro estimada em dois pontos para mais ou menos, para um intervalo de confiança de 95%. A amostra será de 6.800 entrevistas presenciais.
O levantamento anterior do instituto mostrou oscilação de dois pontos percentuais para cima na taxa de intenções de voto em Lula. O ex-presidente alcança 47% no primeiro turno e mantém as chances de ser eleito para um novo mandato sem a necessidade de uma segunda votação. Registro: BR-09479/2022.
Quinta-feira (29): Datafolha (Rio de Janeiro)
As campanhas dos candidatos a governador e a uma vaga no Senado pelo Rio de Janeiro conhecerão novos resultados do Datafolha também na quinta-feira. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos. Amostra: 1.500. Registro: RJ-03260/2022.
Quinta-feira (29): Datafolha (São Paulo)
O Datafolha também revela o panorama da reta final da disputa para governador e senador em São Paulo na quinta-feira. Os dados serão divulgados pela TV Globo.
Na pesquisa anterior, divulgada na quinta-feira passada, o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) aparecia na liderança, com 34%, seguido por Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 23%, e Rodrigo Garcia (PSDB), com 19%. O ex-ministro e o atual governador chegam à última semana de campanha tecnicamente empatados no limite da margem de erro de dois pontos percentuais. Amostra: 2.000 Registro: SP-07547/2022.
Quinta-feira (29): Datafolha (Minas Gerais)
Novos números do Datafolha para a eleição ao governo de Minas Gerais e para uma vaga no Senado pelo estado também saem na quinta-feira. A margem de erro é de três pontos percentuais para um intervalo de confiança de 95%. Amostra: 1.500. Registro: MG-09084/2022.
Quinta-feira (29): Ideia (Brasil)
A última pesquisa nacional do instituto Ideia contratada pela revista “Exame” antes do primeiro turno também será divulgada na quinta-feira. Considera entrevistas por telefone com 1.500 eleitores de todo o país entre os dias 23 e 28 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos. No TSE, o código de identificação do estudo é o BR-09782/2022.
Quinta-feira (29): Ideia (Distrito Federal)
O Ideia também divulga nova pesquisa sobre as disputas no Distrito Federal para governador, deputado distrital, deputado federal e senador. A pesquisa, contratada pelo portal Metrópoles, tem margem de erro de até três pontos percentuais. Serão feitas entrevistas telefônicas com 1.200 eleitores entre os dias 23 e 27 de setembro. O número de registro no TSE é o DF-06551/2022.
Quinta-feira (29): Ipec (Sergipe)
O Ipec vai atualizar a corrida eleitoral em Sergipe a partir de 800 entrevistas. Contratante: TV Sergipe. Registro: SE-07200/2022.
Quinta-feira (29): Ipec (Amazonas)
No Amazonas, pesquisadores do Ipec vão entrevistar 800 eleitores para medir as intenções de voto para governador, senador e presidente. Contratante: Rede Amazônica. Registro: AM-08897/2022.
Quinta-feira (29): Ipec (Amapá)
O cenário do Amapá também será atualizado com 800 entrevistas. Contratante: Rede Amazônica. Registro: AP-05843/2022.
Quinta-feira (29): Ipec (Rondônia)
O cenário de Rondônia será atualizado com 800 entrevistas. Contratante: Rede Amazônica. Registro: RO-05340/2022.
Sexta-feira (30): Datafolha (Bahia)
Pesquisadores do Datafolha vão entrevistar 2.500 eleitores da Bahia. Contratante: Rádio Metrópole. Registro: BA-00751/2022.
Sexta-feira (30): Ipec (Acre)
Pesquisadores do Ipec vão entrevistar 800 eleitores no Acre na última pesquisa antes do primeiro turno. Contratante: Rede Amazônica. Registro: AC-04487/2022.
Sexta-feira (30): Ipec (Alagoas)
Pesquisadores do Ipec vão entrevistar 800 eleitores de Alagoas na última pesquisa antes do primeiro turno. Contratante: TV Gazeta de Alagoas. Registro: AL-04283/2022
Sexta-feira (30): Ipec (Rio Grande do Sul)
Pesquisadores do Ipec vão entrevistar 1.808 eleitores no Rio Grande do Sul na última pesquisa antes do primeiro turno. Contratante: RBS. Registro: RS-04427/2022.
Sexta-feira (30): Ipec (Roraima)
Pesquisadores do Ipec vão entrevistar 800 eleitores em Roraima na última pesquisa antes do primeiro turno. Contratante: Rede Amazônica. Registro: RR-02032/2022.
Sexta-feira (30): Ipec (Tocantins)
Pesquisadores do Ipec vão entrevistar 800 eleitores no Tocantins na última pesquisa antes do primeiro turno. Contratante: Centro Norte de Comunicação. Registro: TO-07548/2022.
Sexta-feira (30): Ipec (Piauí)
Pesquisadores do Ipec vão entrevistar 800 eleitores no Piauí na última pesquisa antes do primeiro turno. Contratante: Centro Norte de Comunicação. Registro: PI-07182/2022.
Sexta-feira (30): Ipec (Santa Catarina)
Pesquisadores do Ipec vão entrevistar 1.008 eleitores em Santa Catarina na última pesquisa antes do primeiro turno. Contratante: NC Comunicações. Registro: SC-07610/2022.
Sexta-feira (30): Ipespe (São Paulo)
O Ipespe vai entrevistar por telefone mil pessoas sobre o cenário das eleições em São Paulo. Contratante: TV Cultura. Registro: BR-01298/2022.
Sábado (1°): Ipec (Brasil)
No dia que antecede a votação, o Ipec divulga uma última pesquisa nacional de intenções de voto para presidente. Serão 3.008 entrevistados até o próprio sábado, dia 1º. O registro é o BR-00999/2022. Contratante: TV Globo. Margem de erro: dois pontos para mais ou menos.
Sábado (1°): Datafolha (Brasil)
O Datafolha também fará uma última pesquisa presidencial a ser divulgada na véspera do primeiro turno. Serão ouvidas 12.800 pessoas, a maior amostra do instituto até aqui na série contratada pela TV Globo e “Folha de S.Paulo”. Registro: BR-00245/2022. Margem de erro: dois pontos para mais ou menos.
Sábado (1°): Quaest (Brasil)
A Quaest vai ouvir presencialmente 2.000 eleitores entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro. Contratante: Banco Genial. Registro: BR-07190/2022
Sábado (1º): Ipec (Rio de Janeiro)
Pesquisadores do Ipec vão entrevistar 2.000 eleitores do Rio no último levantamento antes do primeiro turno. Contratante: TV Globo. Registro: RJ-01526/2022.
Sábado (1º): Ipec (São Paulo)
Pesquisadores do Ipec vão entrevistar 2.000 eleitores de São Paulo no último levantamento antes do primeiro turno. Contratante: TV Globo. Registro: SP-05847/2022.
Sábado (1º): Ipec (Minas Gerais)
Pesquisadores do Ipec vão entrevistar 2.000 eleitores de Minas Gerais na último levantamento antes do primeiro turno. Contratante: TV Globo. Registro: MG-09012/2022.
Sábado (1º): Ipec (Distrito Federal)
Pesquisadores do Ipec vão entrevistar 2.000 eleitores do Distrito Federal no último levantamento antes do primeiro turno. Contratante: TV Globo. Registro: DF-09027/2022.
Sábado (1°): Datafolha (Rio de Janeiro)
Os eleitores do Rio de Janeiro conhecerão os últimos números da disputa para governador do estado no sábado. Os pesquisadores do Datafolha vão entrevistar 2.550 eleitores do Rio de Janeiro. Contratante: “Folha de S.Paulo” e TV Globo. Registro: RJ-07599/2022
Sábado (1°): Datafolha (São Paulo)
A acirrada disputa para o governo de São Paulo também terá os últimos dados antes da abertura das seções de votação divulgados no sábado. Os pesquisadores do Datafolha vão entrevistar 3.700 eleitores de São Paulo. Contratante: “Folha de S.Paulo” e TV Globo. Registro: SP-09987/2022.
Sábado (1°): Datafolha (Minas Gerais)
O último levantamento sobre a disputa mineira, que tem Romeu Zema (Novo) e Alexandre Kalil (PSD) à frente, também sai no dia que antecede o primeiro turno. Os pesquisadores do Datafolha vão entrevistar 2.650 eleitores de Minas Gerais. Contratante: “Folha de S.Paulo” e TV Globo. Registro: MG-04343/2022.
Sábado (1°): Datafolha (Bahia)
O Datafolha vai às ruas da Bahia para entrevistar 2.500 pessoas sobre intenções de voto para presidente, governador e senador. O campo da pesquisa está previsto para terminar no dia 1º de outubro. Registro: BA-00751/2022.
Sábado (1º): Ipec (Espírito Santo)
Profissionais do Ipec vão entrevistar 800 eleitores do Espírito Santo na última pesquisa antes do primeiro turno. Contratante: TV Gazeta. Registro: ES-01181/2022.
Sábado (1º): Ipec (Maranhão)
Pesquisadores do Ipec vão entrevistar 800 eleitores do Maranhão no último levantamento antes do primeiro turno. Contratante: TV Mirante. Registro: MA-03514/2022.
Sábado (1º): Ipec (Mato Grosso)
Profissionais do Ipec vão entrevistar 800 eleitores de Mato Grosso na última pesquisa antes do primeiro turno. Contratante: TV Morena. Registro: MT-00496/2022.
Sábado (1º): Ipec (Mato Grosso do Sul)
Pesquisadores do Ipec vão entrevistar 800 eleitores de Mato Grosso do Sul na última pesquisa antes do primeiro turno. Contratante: TV Morena. Registro: MS-00268/2022.
Sábado (1º): Ipec (Pará)
Pesquisadores do Ipec vão entrevistar 800 eleitores do Pará no último levantamento antes do primeiro turno. Contratante: TV Liberal. Registro: PA-06973/2022.
Sábado (1º): Ipec (Paraíba)
Pesquisadores do Ipec vão entrevistar 800 eleitores da Paraíba no último levantamento antes do primeiro turno. Contratante: TV Cabo Branco. Registro: PB-00955/2022.
Sábado (1º): Ipec (Paraná)
Pesquisadores do Ipec vão entrevistar 1.504 eleitores do Paraná no último levantamento antes do primeiro turno. Contratante: Rede Paranaense. Registro: PB-00955/2022.
Sábado (1º): Ipec (Rio Grande do Norte)
Pesquisadores do Ipec vão entrevistar 800 eleitores do Rio Grande do Norte no último levantamento antes do primeiro turno. Contratante: TV Cabugi. Registro: RN-04452/2022.
Sábado (1º): Ipec (Ceará)
Pesquisadores do Ipec vão entrevistar 1.200 eleitores do Ceará no último levantamento antes do primeiro turno. Contratante: TV Verdes Mares. Registro: CE-09689/2022.
Sábado (1º): Ipec (Goiás)
Pesquisadores do Ipec vão entrevistar 800 eleitores de Goiás no último levantamento antes do primeiro turno. Contratante: TV Anhanguera. Registro: GO-06820/2022.