Segundo o Ministério das Comunicações, a ideia é fazer com que todas as escolas de ensino fundamental e médio do estado, tenham internet fornecida pela Starlink
BSM – Três escolas do estado do Amazonas receberam na última quinta-feira (22), a internet da StarLink, projeto que faz parte da SpaceX, empresa de fornecimento de conexão via satélite do empresário Elon Musk. A conexão começou a funcionar em três escolas de áreas remotas de Manaus, capital do Amazonas.
O ministro das Comunicações, Fábio Faria, esteve na Escola Estadual Antônio Ferreira Guedes, localizada na cidade de Careiro da Várzea – uma das instituições de ensino que receberam a tecnologia. O CEO da empresa, Gwynne Shotwell, também acompanhou o ministro.
São Januário Santana e Nossa Senhora do Rosário, respectivamente em Manacapuru são as primeiras instituições de ensino público que receberam a internet da Starlink. Segundo a pasta, a ideia é fazer com que todas as escolas de ensino fundamental e médio do Amazonas tenham internet fornecida pela empresa de Musk.
O empresário participou do evento por meio de videochamada. No Twitter, ele comemorou a inauguração da rede no Amazonas.
“Super feliz de estar no Brasil para o lançamento da Starlink em escolas desconectadas em áreas rurais, bem como para o monitoramento ambiental da Amazônia”, escreveu Musk.
A Starlink é um conjunto de satélites de baixa órbita da SpaceX, a qual oferta de conectividade em áreas remotas. O lançamento no Amazonas é parte de uma iniciativa do governo federal para levar internet via satélite a localidades carentes, tanto os equipamentos quanto o serviço são cedidos à escola pela empresa.
O projeto da Starlink foi, inclusive, o tema do encontro entre Musk e o presidente Jair Bolsonaro (PL), em maio, no interior de São Paulo.