Primeiro turno está marcado para o próximo domingo (2). Eleições vão contar com observadores de entidades internacionais e de países como Portugal, Rússia, França Espanha.
Nesta quinta (29), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, seu reuniu com observadores internacionais que acompanharão as eleições gerais deste ano, que tem o primeiro turno marcado para o próximo domingo (2).
Em discurso durante o encontro, Moraes afirmou que a Justiça Eleitoral irá garantir que a votação seja segura, transparente e confiável, apesar da narrativa de Jair Bolsonaro (PL), que insiste em desacreditar o sistema eleitoral brasileiro.
Além de Moraes, participaram do encontro com os observadores a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber; e o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Também estavam presentes ao encontro, entre outros, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti; e o chefe da Missão de Observação da União Interamericana dos Órgãos Eleitorais (Uniore), Lorenzo Córdova.
As eleições deste ano vão contar com observadores de entidades internacionais, como a Uniore, e de países como Portugal, Rússia, França Espanha.
Programação
Além do encontro desta quinta-feira, os convidados também assistirão a um ciclo de palestras até sábado (1º).
No domingo (2), dia do primeiro turno, os observadores internacionais:
- acompanharão o início da votação em uma seção;
- acompanharão o teste de integridade das urnas eletrônicas;
- visitarão locais de votação;
- retornarão ao TSE para assistir à totalização dos votos.
Entre as autoridades e personalidades convidadas, estão integrantes do Instituto Internacional para Democracia e Assistência Eleitoral (Idea Internacional).
São eles: Laura Chinchilla (ex-presidente da Costa Rica); Marta Lucía Ramírez (ex-vice-presidente da Colômbia; Mónica Xavier (senadora do Uruguai); Kevin Casas-Zamora (secretário-geral da Idea Internacional; Daniel Zovatto (diretor regional da entidade para América Latina).