A nova pesquisa Datafolha, divulgada no fim da tarde desta quinta-feira (28), apontou uma manutenção na vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida eleitoral à presidência da República.
O petista aparece com 50% dos votos válidos. Já o atual presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) teria 36% também em votos válidos.
Diante desse quadro, segundo o Datafolha, não é possível afirmar se a eleição será decidida no primeiro turno.
Ciro Gomes (PDT) aparece na terceira colocação com 6% dos votos válidos, enquanto Simone Tebet (MDB) se mantém com 5%. Soraya Thronicke (União Brasil) tem 1%.
No cálculo doss votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. Esse método é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.
Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
Votos totais
Veja os percentuais considerando os votos brancos e nulos.
A pesquisa ouviu 6.800 pessoas entre os dias 27 e 29 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-09479/2022.
Pesquisas eleitorais, como saber em quais posso confiar?
Em meio a essa diversidade de levantamentos existentes no Brasil, muitos eleitores não sabem em quais resultados acreditar.
No primeiro dia do ano passou a ser obrigatório o registro junto à Justiça Eleitoral de qualquer pesquisa pública relacionada às eleições para presidente e governador. Porém, se uma pesquisa está registrada não necessariamente significa que ela será confiável, isso porque não há nenhum tipo de fiscalização prévia sobre a metodologia desses levantamentos.
Atualmente, a confiabilidade das pesquisas é garantida no Brasil por meio da transparência. São algumas das informações que devem ser cadastradas junto à Justiça Eleitoral, tornando as pesquisas passíveis de contestação, caso qualquer irregularidade seja encontrada posteriormente:
- Nome do contratante
- Valor cobrado pela pesquisa
- Origem dos recursos investidos
- Metodologia
- Período de realização
- Sistema de fiscalização da coleta de dados
- Tipo de questionário aplicado