Júnior Tuté vem surgindo como nova força na região metropolitana de Maceió e participação de candidatos confirma essa tendência
Com o fim do primeiro turno das eleições gerais deste ano finalizado, o cenário político alagoano fica ainda mais definido, com novas forças se destacando. É o caso do prefeito Júnior Tuté, de Satuba, que mostrou grande liderança política na área metropolitana de Maceió.
Eleito em 2020, o prefeito viu serem eleitos dois de quatro candidatos que apoiou nessa corrida eleitoral. Tuté demonstrou força ao ajudar a reeleger o presidente da Câmara dos Deputados, o deputado federal Arthur Lira, e o deputado estadual Bruno Toledo.
Arthur Lira foi o candidato a deputado federal mais votado do estado, contando com 219 mil votos, o que representa 13,26% do total. Nenhum outro candidato conseguiu passar dos 10%. O cenário em Satuba foi ainda mais positivo, com Arthur conquistando 45,63% dos votos no município, que ficou entre os top-5 liderados por Lira.
Já para a Assembleia Legislativa de Alagoas, o escolhido de Tuté para apoiar foi Bruno Toledo, que teve uma participação expressiva em Satuba, tendo 30,99% dos votos válidos, sendo candidato a estadual mais votado da cidade. É quase o quádruplo do que o segundo mais votado.
Para governador, a fatura ainda não está liquidada. O prefeito apoiou, durante a campanha, Rodrigo Cunha, que irá disputar o segundo turno contra Paulo Dantas no próximo dia 30. Porém, dentro de Satuba, Cunha levou metade de todos os votos, tendo 50,40%. Juntando todos os votos dos outros candidatos na cidade, ainda assim não alcançariam os números de Cunha.
Mas Cunha teve uma boa participação em todo o estado, tendo mais de 183 mil votos a mais que Fernando Collor, que ficou em terceiro colocado.
Davi Davino Filho foi o apoiado para o Senado. Apesar de não ter se elegido, Davi teve um bom desempenho, principalmente visando as eleições futuras. Foram quase 630 mil pessoas que optaram por Davi. Em Satuba, o cenário foi ainda melhor para Davi, que teve 72,55% dos votos, tendo mais que o dobro de votos de Renan Filho.