Presidente do partido, Roberto Freire, anunciou a decisão após reunião da Executiva do Cidadania. A decisão foi quase unânime
Roberto Freire, presidente do Cidadania, anunciou, nesta terça (4), que o partido apoiará o ex-presidente Lula (PT) no segundo turno das eleições presidenciais contra o presidente Jair Bolsonaro (PL).
Freire já havia encaminhado à Executiva Nacional do partido um posicionamento favorável para que a sigla apoiasse Lula ontem (3). Durante reunião da Executiva, o apoio foi formalizado.
“[O Cidadania] decidiu pelo apoio ao candidato do PT no segundo turno. Uma decisão que foi quase por unanimidade. Tivemos três votos defendendo neutralidade. Unanimidade contra Bolsonaro”, declarou Freire. “Bolsonaro, nesses quatro anos, demonstrou o seu total desrespeito às instituições democráticas. Por causa de todo esse risco, vamos votar no número 13.”
O segundo turno do pleito à Presidência da República será disputado entre Lula e Bolsonaro. No primeiro turno, realizado no último domingo (2/10), o petista venceu em 14 estados e no exterior. Bolsonaro levou a melhor em 12 estados e no Distrito Federal.
A diferença entre Lula, com 48,4% dos votos válidos, e Bolsonaro, que marcou 43,2% do total, é de 5,2 pontos. No cenário geral, o resultado das eleições presidenciais em 2022 teve o placar mais acirrado já registrado para um 1º turno desde a redemocratização, em 1989.