Economistas divulgaram nota em apoio ao petista; presidente recebeu políticos no Palácio da Alvorada nesta quinta-feira (6)
Adversários no segundo turno das eleições presidenciais deste ano, o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Lula (PT) continuam a formar alianças e receber apoios para o pleito do próximo dia (30).
Pelo lado do atual mandatário, os governadores reeleitos Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), Mauro Mendes (União Brasil-MT), Antonio Denarium (PP-RR) e Gladson Cameli (PP-AC) declararam seu apoio em sua candidatura. Eles discursaram nesta quinta (6) no Palácio da Alvorada, em Brasília, ao lado de Bolsonaro.
Wilson Lima (União Brasil-AM) e Coronel Marcos Rocha (União Brasil-RO), que disputarão o segundo turno em seus estados, também estiveram presentes.
Mais cedo, Bolsonaro havia encontrado outros candidatos eleitos no primeiro turno das eleições, também em Brasília. Em pronunciamento no Alvorada, o presidente afirmou que mais de 200 deputados estiveram presentes.
Ao lado de Lula, os economistas Armínio Fraga, Pedro Malan, Edmar Bacha e Persio Arida divulgaram nota conjunta em seu apoio. Na declaração, eles afirmaram que Lula tenha uma “condução responsável da economia”.
Armínio Fraga foi presidente do Banco Central (BC) durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Edmar Bacha participou da equipe econômica que desenvolveu o Plano Real, durante o governo Itamar Franco (1992-1994).
Pedro Malan foi ministro da Fazenda durante o governo FHC e presidente do BC de Itamar. Um dos idealizadores do Plano Real, Persio Arida presidiu o BC em 1995.
Os palanques estaduais
Dos 15 vitoriosos nas disputas pelos governos estaduais encerradas no primeiro turno das eleições, oito declararam apoio à candidatura de Bolsonaro. Cinco são aliados de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Clécio Luís (Solidariedade), eleito no Amapá, e Wanderlei Barbosa (Republicanos), eleito no Tocantins, não se pronunciaram sobre eventuais apoios até o fechamento desta reportagem.
Governadores que apoiam Bolsonaro
Gladson Cameli (PP) – Acre
Ibaneis Rocha (MDB) – Distrito Federal
Mauro Mendes (União Brasil) – Mato Grosso
Romeu Zema (Novo) – Minas Gerais
Ratinho Jr (PSD) – Paraná
Cláudio Castro (PL) – Rio de Janeiro
Antonio Denarium (PP) – Roraima
Ronaldo Caiado (União) Goiás Roraima
Governadores que apoiam Lula
Elmano Freitas (PT) – Ceará
Carlos Brandão (PSB) – Maranhão
Rafael Fonteles (PT) – Piauí
Fátima Bezerra (PT) – Rio Grande do Norte
Helder Barbalho (MDB) – Pará