Institutos de pesquisa têm sofrido críticas após o resultado do primeiro turno. Ministro da Justiça pediu investigação
Metrópoles – Pesquisa divulgada pelo instituto Datafolha nesta sexta-feira (7/10) mostra que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 49% das intenções de voto contra 44% de Jair Bolsonaro (PL) para o segundo turno.
Os dados correspondem ao cenário estimulado, em que os entrevistados dizem em quem vão votar com base em uma lista dos candidatos. Brancos e nulos são 6% e 2% dos eleitores afirmam não saber quem escolher. Trata-se da primeira pesquisa publicada pelo Datafolha após o primeiro turno.
O levantamento é divulgado em meio a críticas por parte de apoiadores do presidente sobre a diferença entre o resultado das urnas no domingo (2/10) e as projeções feitas pelos institutos na véspera do pleito.
Entre os votos válidos — excluindo indecisos, brancos e nulos — o petista tem 53% e Bolsonaro, 47%. A Justiça Eleitoral calcula a vitória de um candidato a presidente se ele obtiver maioria absoluta dos votos. Ou seja, mais da metade dos votos válidos.
Neste contexto, segundo o levantamento, Lula levaria a melhor na disputa do segundo turno por uma diferença de seis pontos percentuais.
A pesquisa ouviu 2.884 pessoas entre os dias 5 e 7 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob número BR-02012/2022.
Investigação
Nesta semana, o ministro da Justiça, Anderson Torres, encaminhou um pedido à Polícia Federal para abertura de investigação sobre a atuação dos institutos de pesquisas eleitorais no Brasil. Segundo o titular da pasta federal, a iniciativa visa identificar possíveis “conluios e associações”.
“Nada melhor que o inquérito policial para esclarecer se existe crime ou conluio entre algumas empresas associadas”, destacou o ministro.
O último levantamento divulgado pelo Datafolha antes do primeiro turno mostrava o ex-presidente Lula (PT) com 50% dos votos válidos (poderia variar entre 48% e 52%). Já Bolsonaro aparecia com 36% (poderia variar entre 34% e 38%).
Com 100% das urnas apuradas, o resultado mostrou o ex-presidente com 48,43% dos votos contra 43,20% do atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL).
Rejeição
A pesquisa também mediu o índice de rejeição à gestão do presidente Jair Bolsonaro. Segundo o Datafolha, 40% dos eleitores consideram o governo atual ruim ou péssimo. O número registrado no levantamento anterior era de 44%. Os que classificam como ótimo ou bom são 37% (antes eram 31%). Enquanto isso, 22% avaliam a gestão como regular (24% na última sondagem).
Apesar de subir a aprovação do governo, 51% ainda afirmam não votar no atual presidente de jeito nenhum. Os que dizem o mesmo de Lula são 46%.