Em 2014, Aécio Neves conquistou 16,1 milhões de votos em 21 dias; apesar do aumento, Dilma Rousseff venceu, como todos os candidatos que terminaram o primeiro turno à frente
CNN | Nas eleições de 2014, Aécio Neves (PSDB) acabou derrotado por Dilma Rousseff (PT), presidente reeleita. Nas três semanas que separaram os dois turnos daquele pleito, no entanto, o tucano conquistou 768 mil votos por dia. É o que mostra levantamento da CNN com as seis disputas presidenciais que tiveram dois turnos desde 1989.
Naquele ano, mesmo com o aumento do candidato do PSDB, a petista venceu e manteve a tendência de que o presidenciável que vai ao segundo turno com mais votos se elege presidente.
No primeiro turno daquela eleição, o tucano recebeu 34,8 milhões de votos; no segundo, 51 milhões. Dilma foi de 43 milhões para 54 milhões e viu uma vantagem de quase 9 milhões de votos recuar para 3,5 milhões.
Jair Bolsonaro (PL) é o primeiro presidente que se candidata à reeleição e termina o primeiro turno atrás de um adversário. Agora ele precisa de um feito inédito para permanecer no cargo: ultrapassar quem ficou à frente. O mandatário recebeu 51 milhões de votos, contra 57,2 milhões do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Bolsonaro tem a seu favor neste ano a menor distância já registrada entre primeiro e segundo colocados no primeiro turno e um intervalo de 28 dias entre as votações.
Para calcular quantos votos cada candidato ganhou por dia entre os turnos nas eleições anteriores, a CNN dividiu a diferença de votação pelos dias que separaram as disputas, da primeira data após o primeiro turno até o dia da votação do segundo. Foram desconsideradas as casas decimais após a vírgula.