Parentes exigem justiça 13 anos depois que jato de passageiros A330 caiu no Atlântico, matando todos a bordo
Nesta segunda (10), um tribunal criminal francês começou o julgamento de homicídio culposo da Air France e da fabricante de aeronaves Airbus, com parentes das vítimas exigindo justiça após 13 anos do acidente do A330 que caiu no Oceano Atlântico, matando todos a bordo do avião.
Enquanto as autoridades liam os nomes de todas as 228 vítimas que morreram quando o voo AF447 desapareceu durante uma tempestade equatorial na noite do dia 1º de junho de 2009, durante um voo entre o Rio de Janeiro e Paris, os chefes de ambas as empresas ficaram em silêncio na frente do juiz.
Famílias representando algumas das 33 nacionalidades a bordo, principalmente francesas, brasileiras e alemãs, lotaram o Tribunal Criminal de Paris após uma série de contratempos legais.
“Há treze anos esperamos por este dia e nos preparamos há muito tempo”, disse Daniele Lamy, que perdeu seu filho no pior acidente da companhia aérea francesa.
Após uma busca de dois anos pelas caixas-pretas do A330 usando submarinos remotos, os investigadores descobriram que os pilotos responderam desajeitadamente a um problema envolvendo sensores de velocidade congelados e caíram em queda livre sem responder aos alertas de “estol”.
Mas a agência de acidentes BEA da França também revelou discussões anteriores entre a Air France e a Airbus sobre a confiabilidade das sondas e fez dezenas de recomendações de segurança, desde o design do cockpit até o treinamento e busca e resgate.
Especialistas dizem que os papéis relativos do erro do piloto ou do sensor serão fundamentais para o julgamento, expondo uma batalha que dividiu a elite aeronáutica da França.
A Airbus culpa o erro do piloto pelo acidente, enquanto a transportadora de bandeira afirma que alarmes confusos sobrecarregaram os pilotos.
Advogados alertaram contra permitir que o tão esperado julgamento – que está acontecendo depois que a decisão de abandonar o caso foi anulada – deixe de lado os membros da família representados no primeiro dia.
“É um julgamento em que as vítimas devem permanecer no centro do debate. Não queremos que a Airbus ou a Air France transformem este julgamento em uma conferência de engenheiros”, disse o advogado Sebastien Busy.
É a primeira vez que empresas francesas são julgadas por “homicídio involuntário” após um acidente aéreo. As famílias das vítimas dizem que os gerentes individuais também deveriam estar no banco dos réus.
Os parentes também dispensaram a multa máxima de 225.000 euros (US$ 220.612) que cada empresa poderia receber – o equivalente a apenas dois minutos de receita pré-Covid para a Airbus ou 5 minutos de receita de passageiros para a companhia aérea. Também foram feitas quantias maiores não reveladas em compensações ou acordos extrajudiciais.
“Não são os 225.000 euros que vão preocupá-los. É a reputação deles… é isso que está em jogo”, disse o advogado de famílias Alain Jakubowicz.
“Para nós, trata-se de outra coisa, a verdade… E garantir que as lições sejam aprendidas com todas essas grandes catástrofes. Este julgamento visa restaurar uma dimensão humana”, disse ele a repórteres.
O presidente-executivo da Airbus, Guillaume Faury, e a CEO da Air France, Anne Rigail, tomaram seus assentos pouco antes do início do julgamento, que vai até 8 de dezembro.
Trabalhadores especiais treinados para ajudar as vítimas de acidentes ajudaram os parentes enquanto os tradutores distribuíam fones de ouvido.
Treinamento de pilotos
O AF447 provocou um repensar sobre treinamento e tecnologia e é visto como um dos poucos acidentes que mudaram a aviação, incluindo melhorias em todo o setor no manuseio da perda de controle.
No centro do palco está o mistério de por que a tripulação de três, com mais de 20.000 horas de experiência de voo entre eles, não conseguiu entender que seu jato moderno havia perdido sustentação ou havia “travado”.
Isso exigia a manobra básica de empurrar o nariz para baixo em vez de puxá-lo para cima, como fizeram durante grande parte do mergulho fatal de quatro minutos em direção ao Atlântico em uma zona morta de radar.
A BEA da França disse que a tripulação respondeu incorretamente ao problema de formação de gelo, mas também não teve treinamento necessário para voar manualmente em alta altitude depois que o piloto automático caiu.
Também destacou sinais inconsistentes de uma tela chamada diretor de voo, que desde então foi redesenhada para se desligar em tais eventos para evitar confusão.
Nenhuma das empresas comentou antes do julgamento.