Senador eleito do MDB declarou ao Poder360 que rivalidade em Alagoas não afeta posição de Lula sobre sucessão na Câmara
Poder 360 – O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), comentou a entrevista do recém-eleito senador Renan Filho (MDB-AL). O deputado disse: “Não entendi nada da entrevista. Eu não entendo nada de Senado e acho que ele deve entender muito menos de Câmara”.
Renan Filho e seu pai, o senador Renan Calheiros, são adversários políticos de Lira em Alagoas. Em entrevista, Renan Filho havia declarado que a rivalidade não afetará como Lula atuará sobre a sucessão no comando da Câmara.
Embora todos na superfície digam que tudo se pacifica em Brasília, a troca de farpas indica que será complexo e demorado o processo para Lula montar sua base de apoio no Congresso.
Lira já articula o apoio de um “blocão” partidário para, em fevereiro de 2023, ser conduzido a mais 2 anos no cargo. Segundo o líder do União Brasil na Câmara, Elmar Nascimento (BA), o grupo pode contar com PL, PP, PSD, Republicanos e PSDB, além do próprio PP.
Na entrevista, ainda que tenha dito que o “interesse nacional” é mais importante que a disputa alagoana, Renan Filho disse que Lula “precisa olhar quem vai ajudar a levar o seu projeto adiante de maneira verdadeira, de maneira transparente, sem oportunismos, sem querer perpetuar o orçamento secreto”.