Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva tem consultado interlocutores sobre o nome de Haddad para colher impressões
Segundo fontes de dentro do grupo de trabalho da Economia durante a transição de governos, o nome de Fernando Haddad está altamente cotado pelo governo petista para o cargo de ministro da Fazenda na futura gestão.
Ainda de acordo com essas fontes, o presidente eleito Lula (PT) tem sondado o nome de Haddad entre interlocutores para ter as impressões iniciais.
Ainda que Lula não abra o jogo sobre suas preferências, nem a pessoas próximas, os questionamentos sobre Haddad têm levado aliados a avaliar que o ex-ministro da Educação é um forte candidato à Pasta.
O fato de Lula ter endurecido o discurso em relação ao mercado também leva fontes próximas ao presidente a acreditar que nomes como o de Henrique Meirelles e Pérsio Arida perderam força na bolsa de apostas.
Entre participantes do grupo de transição do novo governo, está claro que a intenção de Lula seria de fato indicar um nome político à Fazenda, em vez de um nome técnico. O presidente eleito não quer que seu governo seja “refém” do mercado e da ala mais liberal de economistas, o que poderia acontecer se um economista tucano ou um dos pais do Plano Real fosse indicado.
De qualquer forma, interlocutores dizem que Lula segue muito “enigmático” sobre o nome para a economia e ainda não tem uma decisão definida.