Projeto de decreto legislativo está em tramitação na Câmara; reverendo Orisvaldo Nunes é líder da maior denominação evangélica do Estado
Um projeto de decreto legislativo em tramitação na Câmara Municipal de Maceió, de autoria do vereador Delegado Fabio Costa, propõe a concessão da Comenda Pastor José Antonio dos Santos ao reverendo José Orisvaldo Nunes de Lima, presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Alagoas.
O vereador pretende homenageá-lo em reconhecimento e valorização aos relevantes serviços prestados no meio cristão.
A Comenda Pastor José Antônio dos Santos foi instituída pelo Decreto Legislativo nº 597, de 03 de novembro de 2015, e prevê agraciar pessoas que se destacam ou que se destacaram no segmento evangélico, sejam eles pastores, presbíteros, obreiros, diáconos, bispos, evangelistas e missionários.
O projeto foi protocolado na Câmara e será analisado pelas comissões temáticas antes de ser levado ao plenário. Se for aprovado pelos vereadores, a Presidência da Mesa Diretora da Casa marcará uma data para a solenidade especial de outorga da honraria ao homenageado.
“Durante anos de atuação no meio cristão, milhares de fiéis tomaram a decisão de seguir Cristo, outros tantos receberam a promessa no batismo com o Espírito Santo e houve muita edificação de Deus mediante os dons espirituais e a ministração contínua da exposição da Bíblia por este homem cristão. Cerca de quatro mil irmãos desceram as águas do santo batismo”, destacou o Delegado Fabio Costa.
BIOGRAFIA
Líder da maior denominação evangélica do Estado, que possui congregações em todos os municípios, o reverendo Orisvaldo Nunes nasceu em Palmeira dos Índios/AL, é bacharel em Teologia, graduado pela Faculdade de Filosofia e Teologia de Alagoas – FAFITEAL (hoje FATEAL). Foi professor até o ano de 2015 na faculdade, lecionando durante muitos anos diversas disciplinas como: Bibliologia, Eclesiologia, Angelologia e Homilética, a igreja e o Direito Civil. É também advogado, inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil – OAB secção Alagoas.
Seu batizado na igreja evangélica ocorreu em 01 de janeiro de 1980. Foi porteiro, professor de Escola Dominical e dirigente de congregação. Em 1982, foi levado à Colônia Leopoldina para iniciar sua vida ministerial, auxiliando o Pr. Benedito Nicácio, aos 19 anos foi consagrado ao diaconato, e aos 20 ao presbitério.
Em 31 de agosto de 1985, com apenas 22 anos, foi o último evangelista consagrado pelo saudoso pastor Rev. Manoel Pereira Lima, que presidiu a Assembleia de Deus em Alagoas. Dirigiu por três anos a congregação do Pinheiro, em Maceió, onde Deus operou um grande avivamento, consolidando seu trabalho naquela unidade.
Em 24 de junho de 1988 foi enviado pelo Pr. José Antônio dos Santos para dirigir a igreja em Delmiro Gouveia, no Sertão alagoano, que, na época, não possuía muitos membros. Ali construiu a casa pastoral, ergueu as congregações do Povoado Volta e Bairro da Pedra Velha e adquiriu o terreno para a congregação do Campo Grande.
Em 2 setembro de 1990 foi consagrado a pastor por indicação do Pr. José Antônio dos Santos e teve a honra de receber a imposição de mãos do missionário norueguês Pr. Nils Taranger, de Porto Alegre/RS.
Dirigiu o campo eclesiástico de São Miguel dos Campos, passou a ser integrante da diretoria da Convenção de Ministros da Assembleia de Deus no Estado de Alagoas (Comadal), onde chegou à vice-presidência. Atuou como presidente do Conselho de Missões, membro do Conselho de Doutrina e da Comissão Jurídica.
Após o falecimento do saudoso pastor José Antônio dos Santos, o reverendo foi aclamado pastor-presidente da igreja no Estado.
Na Câmara, Orisvaldo já foi homenageado com a Comenda Desembargador Mário Guimarães e com o título de cidadão honorário de Maceió.