Torneio será realizado de 1 a 11 de fevereiro; antes de bater martelo, entidade descartou organizar a competição nos EUA e no Brasil
O martelo está batido. O Mundial de Clubes de 2022, que terá o Flamengo como representante sul-americano, será disputado no Marrocos, entre os dias 1º e 11 de fevereiro de 2023. A definição vem após meses de incertezas e foi tomada pela FIFA no Catar, durante a Copa do Mundo.
O Mundial de Clubes vai obrigar a Conmebol a alterar a data da Recopa Sul-Americana, entre Flamengo e Independiente del Valle. Os dois jogos entre os campeões da Libertadores e da Copa Sul-Americana estavam marcados para os dias 8 e 15 de fevereiro do próximo ano.
A edição de 2022 do Mundial será disputada no formato que já se tornou tradicional, com sete clubes – os seis campeões continentais vigentes e mais um representante do país-sede. Os representes de América do Sul e Europa entram direto na semifinal.
A próxima edição já tinha garantidos Flamengo (campeão da Libertadores), Real Madrid (campeão da Liga dos Campeões, Seattle Sounders (EUA, campeão da Concachampions) e Auckland City (Nova Zelândia, campeão da Oceania).
O campeão da África é o Wydad Casablanca, que também é campeão marroquino. De acordo com o regulamento, a vaga continental neste caso deve ir para para o vice-campeão africano, o Al-Ahly, do Egito.
O representante da Ásia não está definido. A final do torneio continental de clubes está marcada para os dias 29 de abril e 6 de maio. No entanto, o torneio divide sua disputa entre leste e oeste asiáticos. O japonês Urawa Red Diamonds está classificado para a decisão, após o mata-mata do lado leste ter sido disputado. O oeste ainda não teve seus confrontos de oitavas de final jogados.
EUA e Brasil descartados
Ao longo dos últimos meses houve intensa busca por uma sede para receber o Mundial de Clubes, torneio que virou um problema para a Fifa, que o considera um fracasso comercial e esportivo.
Algumas sedes foram cogitadas nesse período, e todas foram descartadas por algum motivo. Os EUA teriam sido vetados pelo Real Madrid, por causa da distância.
Ao Brasil foi oferecia a possibilidade de organizar o torneio – mas o alto investimento exigido pela Fifa e a urgência de colocar um plano de pé em pouco tempo fizeram a CBF recusar a ideia.
Marrocos vai receber o Mundial de Clubes da Fifa pela terceira vez. O país sediou o evento em 2013, quando o Bayern de Munique foi campeão, e o Atlético-MG caiu na semifinal, e em 2014, quando o Real Madrid levou o título.