Mercado tenta se recuperar das quedas do começo da semana, com preocupação sobre a formação do ministério de Lula e a condução da política econômica a partir do ano que vem
CNN – O Ibovespa operava em alta de 0,65% às 10h25 desta quarta-feira (28), aos 109.281 pontos. No mesmo horário, o dólar comercial recuava 0,32%, cotado a R$ 5,27.
O mercado tenta se recuperar das quedas do começo da semana, com preocupação sobre a formação do ministério de Lula e a condução da política econômica a partir do ano que vem. Com isso, os juros futuros também começam o dia se recuperando, com recuo em praticamente toda a curva. Só na parte curta é que os contratos estão mais estáveis. Portanto, há uma reação no juro futuro com a preocupação fiscal.
Uma das dúvidas do mercado era para onde a senadora Simone Tebet iria no governo Lula. Ao que tudo indica, ela vai mesmo assumir o ministério do Planejamento. O anúncio ficou para hoje e ainda há dúvidas sobre a força que ela terá se comandar a pasta.
Outro receio está no antagonismo entre ela e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de uma linha muito mais petista e ligada ao Partido dos Trabalhadores, com perfil mais intervencionista.
Haddad vai ser responsável pela formação do novo arcabouço fiscal, pela condução das políticas públicas e vai dividir com Tebet a composição do Orçamento Federal. Há uma expectativa grande se Tebet realmente assumir o Planejamento, ela possa fazer uma revisão dos gastos e propor mudanças na alocação dos recursos em busca de maior eficiência e justiça social da alocação dos cofres públicos.
Tebet não queria assumir o Planejamento sem força, e pediu a incorporação do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos). Criado em 2016 pelo governo Temer, o programa toma decisões sobre investimentos em infraestrutura, projetos de privatizações e concessões.
O PT resiste em entregar os anéis para que pensa o oposto sobre privatizações e concessões.